Moradia em Vale da Quinta

Escala Vertical em Março 31, 2018

O terreno onde se localiza a intervenção consiste numa única parcela numa pendente acentuada para sul, tirando partido de uma exposição solar vantajosa e de uma vista ampla e vasta de colinas verdes e de natureza agrícola. No topo do terreno está a via pública por onde se acede à propriedade. Para além de ter uma natureza agroflorestal as características do terreno fazem dele um local propício a uma boa localização de uma moradia.

Devido à disposição alongada e com pendente acentuada do terreno a nova moradia encontra-se implantada no topo do terreno, junto à via pública de maneira a que o acesso seja facilitado. Do portão de entrada da propriedade parte uma estrada rodoviária e pedonal que vai dar acesso à entrada principal da casa e contorna a casa para alcançar num nível a baixo a cave. A disposição proposta para esta moradia foi igualmente pensada para potencializar a vista que o terreno tem.

A integração na paisagem é feita através de uma forte relação entre a volumetria da casa com a pendente do terreno existente, a orientação solar e o sistema de vistas. De facto, pela sua posição e implantação, a moradia proposta permite uma fácil relação entre o piso térreo e a cave, oferecendo diversos pontos de ligação com o terreno.
A moradia desenvolve-se num único piso térreo e por uma lógica em “U” com a piscina no centro e devido à topografia do terreno é aproveitado o desnível para a cave. Deste modo todos espaços organizados de uma forma contínua respeitam a disposição do envolvente e contribuem para um bom desenvolvimento da vida no seu interior.

A moradia é organizada em “U” virada para sul e no meio da mesma encontra-se uma piscina.
Do ponto de vista programático, a entrada principal encontra-se virada para a via pública. Um corredor faz a ligação entre todos os espaços: Zona pública, privada e escadas para a cave. A moradia organizada em “U”, tem num dos “braços” a zona pública com vista privilegiada para a paisagem e para a piscina, onde está a sala de estar, sala de refeições como um espaço de convívio, que pretende servir as refeições diárias da casa e facultar condições para convivo interior e exterior. A cozinha é organizada em “U” com uma zona de refeições rápidas, eletrodomésticos embutidos, uma lavandaria e casa de banho social, no outro “braço” está a zona privada com dois quartos servidos por uma casa de banho comum e, no membro ligante, uma suite com casa de banho privativa e “closet”, onde se acorda com a vista deslumbrante da piscina e da ampla paisagem.

O exterior da casa é caracterizado por uma grande contenção na intervenção de modo a alterar o menos possível a topografia existente.